sábado, 13 de setembro de 2008

Duplica Número de Idosos com Complemento Solidário

Segundo informação do Governo Português cada vez são mais os idosos que recebem complemento solidário. Será um bom ou mau sinal? Bom porque representa mais atenção, trebalho e eficiência dos técnicos sociais que avaliam as situações. Bom porque cada vez serão mais as familias que tomam consciência que ainda têm alguns apoios, mesmo por minimos que sejam. Mau porque isto representa que cada vez são mais os idosos em situação de pobreza extrema, os idosos que vivem abaixo dos limites minimos de sobrevivência. Mau porque não é com o valor desta comparticipação que se podem prever alterações na qualidade dos cuidados prestados aos idosos e nos serviços que são oferecidos. Mau porque estes valores não indicam preocupação real mas "caridadezinha" tão própria do nosso cantinho à beira mar plantado.



O Complemento Solidário para Idosos (CSI) já abrange 120 mil pessoas, havendo 41 mil cidadãos que recebem mais de 100 euros mensais de complemento.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (MTSS), o alargamento da base de incidência do CSI e a proactividade dos centros de Segurança Social são as razões apontadas para a quase duplicação do número de cidadãos abrangidos por esta medida no prazo de apenas um ano, com o total de requerimentos aprovados chegar aos 120 mil. Sendo que, de acordo com declarações do Ministro Vieira da Silva à Comissão Parlamentar de Trabalho, 34% dos beneficiários recebem um CSI superior a 100 euros.
A Lei em vigor estipula que a actualização anual das pensões mais baixas seja de valor igual ao da inflação registada no ano anterior. Daí resultou que, em 2008, o aumento destas pensões tenha sido de 2,4%, tudo apontando para que em 2009 seja mais elevado, tendo em conta a trajectória da taxa de inflação.

Sem comentários: